Todos sabemos que o SARSCOV2, agente causador da COVID 19 ataca preferencialmente os pulmões. Entretanto, esse vírus também agride outros órgãos, e o coração é um dos principais alvos.

Vários são os acometimentos possíveis. Miocardite (doença inflamatória do músculo do coração), infarto do miocárdio, arritmias, insuficiência cardíaca. E ainda pode ter mais.

Doenças no coração causadas pelo SARSCOV2 são mais frequentes em pacientes que tiveram COVID grave, mas também podem estar presentes em casos leves e em pessoas jovens.

Alguns sintomas de acometimento cardíaco: palpitações, batimento cardíaco muito rápido, falta de ar e cansaço para fazer suas atividades habituais.

Para os cardiopatas (pessoas que já tem algum problema cardíaco), a doença aguda causada pelo vírus pode causar piora da doença de base e descompensar o paciente.

A avaliação do quadro é feita por meio do exame médico, eletrocardiograma, exames laboratoriais (de sangue). Após essa primeira avaliação, se necessário, são realizados exames de imagem.

Se você teve covid, procure seu cardiologista antes de retomar suas atividades habituais.

Cuide bem do seu coração!

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário!

#cardiologia #covid19 #póscovid #draisabelagr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat